sábado, 23 de novembro de 2013

CÁLCULO MENTAL

De forma simples, pode-se dizer que se calcula mentalmente quando se efetua uma operação, recorrendo-se a procedimentos confiáveis, sem a utilização de instrumentos. Mas existe um processo para isso, que passa pela utilização de materiais concretos.

Uma criança será capaz de elaborar mentalmente que 30 + 50 = 80 ou que 300 + 200 = 500 se antes vivenciar de maneira concreta, inúmeras vezes, situações semelhantes e, aos poucos, for capaz de compor subtotais e fazer estimativas.

Quanto mais material concreto uma criança utilizar para fazer contagens e jogos, mais condições ela terá de realizar cálculos mentais.

O cálculo mental apóia-se no fato de que existem diferentes maneiras de calcular e pode-se escolher a que melhor se adapta a uma determinada situação, em função dos números e das operações envolvidas. Assim, cada situação de cálculo constitui-se um problema aberto que pode ser solucionado de diferentes maneiras, recorrendo-se a procedimentos originais para chegar ao resultado.

No cálculo mental, a reflexão centra-se no significado dos cálculos intermediários e isso facilita a compreensão das regras do cálculo escrito. O exercício e a sistematização dos procedimentos de cálculo mental, ao longo do tempo, levam-no a ser utilizado como estratégia de controle do cálculo escrito.

Tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, que são documentos oficiais que definem o estudo de todas as disciplinas das escolas públicas e privadas, encontra-se:
“Grande parte do cálculo realizado fora da escola é feito a partir de procedimentos mentais. A habilidade esperada no Ensino Fundamental é que o aluno saiba calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais, e saiba verificar resultados. A calculadora não substitui o cálculo mental e escrito, já que eles estarão presentes em muitas outras situações. Os procedimentos de cálculo mental constituem a base do cálculo aritmético que se usa no cotidiano".


Para estimular o cálculo mental devemos trabalhar com jogos que descontraem, soltam e relaxam, com isso a aprendemos de uma forma natural sem perceber que através do jogo estamos trabalhando com cálculo de uma forma divertida. Outra forma que favorece a pratica de calculo mental é trabalharmos com as crianças a técnica operatória expandida, que registram passo a passo as ações realizadas, onde será utilizada a decomposição e a composição dos números de forma simultânea.


Bibliografia:

PLT Conversas sobre números, ações e operações; Luzia Franco; Editora Ática.

PCN Matemática Volume 3 Editota DP&A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário