sábado, 23 de novembro de 2013

Matemática Salarial

Plano de Aula desenvolvido para a EJA

Objetivos

- Refletir sobre as operações de adição e subtração e saber como relacioná-las.
- Ler e preencher tabelas.
- Esclarecer dúvidas sobre descontos e acréscimos ao salário.
-Trabalhar assuntos da vida cotidiana dos alunos.

Conteúdos


    - Números e operações.
    - Campo aditivo.


    Anos

4º e 5º, Fundamental II


Tempo estimado

Cinco aulas.


Material necessário

Cópias do modelo de holerite.

Desenvolvimento

PREPARAÇÃO: Fazer um modelo de holerite que seja próximo da realidade dos alunos ideal é que ele contenha tanto acréscimos quanto deduções do salário bruto. Deixe em branco o nome do empregado, o da empresa e o resumo dos rendimentos.
1ª etapaInicio da atividade debatendo a função do holerite. Explicar que se trata de um documento em que a empresa especifica o ordenado bruto do funcionário, as deduções (de Imposto de Renda, INSS) e os acréscimos (salário-família, horas extras, gratificações). Passar por cada nomenclatura: o que significa cada linha? A que mês o recibo se refere? Pergunte aos alunos que trabalham como é o holerite deles - tomando o cuidado de não criar constrangimento, uma vez que muitos trabalham na informalidade. Aparecem outros itens além dos apresentados?
Apresente ao aluno o documento em tamanho ampliado e/ou projete-o em data show, pois assim fica melhor para aqueles que não tem uma boa visão e também mais fácil de identificar as caracteristicas.
2ª etapaDividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e pedir que calculem o total de vencimentos. Observe as estratégias utilizadas para resolver o problema e selecione quais delas quer colocar em discussão. Perguntar quais são as vantagens e as desvantagens dos métodos utilizados. Repitir o procedimento para obter a soma dos descontos e o valor líquido a receber.
3ª etapa
Propor à classe o seguinte enunciado: "O trabalhador que recebeu este salário precisa pagar as seguintes despesas: alimentação: 160 reais; água: 35 reais; luz: 70 reais; aluguel: 300 reais. Qual é o total de despesas a pagar? Quanto sobra do salário?" Dessa vez, deixe cada um trabalhar individualmente. Discuta novamente as estratégias de resolução. Se for necessário organize um trio que vá favorecer sua maior participação.
Avaliação

Examine os cadernos, verificando as estratégias utilizadas e a forma de registro do cálculo de cada aluno. Para os que não escreveram nada, peça que explicitem verbalmente o caminho feito "de cabeça" e vá anotando conforme falam.
Modelo
EMPRESA: __________________________________
RECIBO DE PAGAMENTO DE SALÁRIO - REF: AGOSTO/2008
FUNCIONÁRIO: _____________________________
CARGO: ____________________________________


DESCRIÇÃO
VENCIMENTOS
DESCONTOS
SALÁRIO
640
-
ALIMENTAÇÃO
120
-
TRANSPORTE
-
70
INSS
-
64
TOTAL DE VENCIMENTOS


TOTAL DE DESCONTOS


LÍQUIDO A RECEBER




Bibliografia



Nenhum comentário:

Postar um comentário