sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Atividades com Ábaco


 1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
 Professor, para a resolução das operações utilizando o ábaco, nesse primeiro momento realize operações de adição sem reagrupamento, ou seja, sem reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os dois números na soma, (ábaco A representa o número 35 e o ábaco B o número 24).

Exemplo da atividade com a operação 35 + 24   
Fonte: Acervo da autora
  Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a)  31 + 14
b) 10 + 01
c)  22 + 17
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
 Professor, agora realize operações de subtração sem reagrupamento, ou seja, não há reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os dois números na subtração, (ábaco A representa o número 77 e o ábaco B representa o número 51).
Exemplo da atividade com a operação 77 – 51  
Fonte: Acervo da autora
 Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a)  68 - 14
b) 34 - 12
c)  53 - 11
3ª atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, você também poderá propor que os alunos realizem operações de adição e de subtração com reagrupamento. No entanto, notará a presença de um novo passo para a realização das operações. Cada criança deverá ter dois ábacos para representar os números, tanto na adição quanto na subtração.
Exemplo de adição com reagrupamento:
25 + 16 (um ábaco para representar o número 25 e outro para representar o 16)

Fonte: Acervo da autora
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a)  37 + 24
b) 68 + 15
c) 22 + 19
Exemplo de subtração com reagrupamento:
51 - 17 (um ábaco para representar o número o 51 e outro para representar o número 17 )


Fonte: Acervo da autora
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a)  62  - 19
b) 53 - 28
c) 44 - 39
Outra atividade, seria identificar os números no ábaco e depois resolver algumas situações problemas. Observe:

Qual é o número representado pelo ábaco: A: ____________ B: _____________ C: __________
Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as operações, responda com muita atenção:
a) Some o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _______
b) Subtraia o número do ábaco A com o número do ábaco C. O resultado será: _____
c) Some o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ______
d) Subtraia o número do ábaco B com o número do ábaco C. O resultado será: ______
e) Some o número do ábaco B com o resultado do item a. O resultado será: ______
f) Subtraia o número do ábaco B com o resultado do item b. O resultado será: ______



O jogo do “nunca 10”

1 ábaco de pinos com peças de quatro cores (10 de cada cor) por grupo.
2 dados por grupo.



Regras:
1 – Cada jogador lança os dois dados e soma os pontos obtidos (cada ponto no dado vale uma unidade). Em seguida, pega a quantidade de peças correspondentes a esse valor na cor da ordem das unidades. Quando se acumularem 10 peças no pino da unidade (U), o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 peça na cor da dezena, que será colocada no pino seguinte (D), se a soma dos pontos nos dados passar de 10, as peças restantes continuarão em U. Em seguida, passa o ábaco para outro jogador, que prosseguirá com o mesmo processo.
2 – Quando um jogador completar 10 peças no pino das dezenas (D) deverá trocá-las por uma peça da cor das centenas e colocá-la em C.
3 – Quando o jogador completar 10 peças no pino das centenas C, deverá trocá-las por uma peça da cor da milhar e colocá-la em UM. O jogo termina quando um jogador ocupar primeiro o pino da unidade de milhar UM.
As figuras representam três momentos do jogo da turma da classe. O jogo se estendeu até a 4ª ordem, ou seja, até o 4º pino do ábaco. Analise esses momentos e respondam às perguntas.


a)      Qual é o maior número de peças que cada jogador pode colocar em cada pino de ábaco? Por que?
b)      Quantas peças verdes foram necessárias para chegar ao registro do 2º momento?
c)      Quantas peças verdes foram necessárias para chegar ao registro do 3º momento?


Você pode observar os pontos do 1º momento de duas maneiras diferentes:
              208 = 2 x 10 x 10 + 0 x 10 + 8 x 1
                            200         +    0      +    8     = 208

a) Represente os outros momentos do jogo da mesma forma:
       2º momento
       3º momento

     b) Em seu caderno, faça o mesmo com os numerais:
- 2 396
- 5 035
- 3 240
- 4 900







Bibliografia:


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