1ª Atividade -
aproximadamente 60 minutos
Professor,
para a resolução das operações utilizando o ábaco, nesse primeiro momento
realize operações de adição sem reagrupamento, ou seja, sem reserva nas
dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os
dois números na soma, (ábaco A representa o número 35 e o ábaco B o número 24).
Exemplo da
atividade com a operação 35 + 24
Fonte:
Acervo da autora
Em
seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a) 31
+ 14
b) 10
+ 01
c) 22
+ 17
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor,
agora realize operações de subtração sem reagrupamento, ou seja, não há reserva
nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar
os dois números na subtração, (ábaco A representa o número 77 e o ábaco B
representa o número 51).
Exemplo da
atividade com a operação 77 – 51
Fonte:
Acervo da autora
Em
seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a) 68
- 14
b) 34
- 12
c) 53
- 11
3ª atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor,
você também poderá propor que os alunos realizem operações de adição e de
subtração com reagrupamento. No entanto, notará a presença de um novo passo
para a realização das operações. Cada criança deverá ter dois ábacos para
representar os números, tanto na adição quanto na subtração.
Exemplo de adição com reagrupamento:
25 + 16
(um ábaco para representar o número 25 e outro para representar o 16)
Fonte: Acervo da autora
Em
seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a) 37
+ 24
b) 68
+ 15
c) 22
+ 19
Exemplo de subtração com reagrupamento:
51 - 17
(um ábaco para representar o número o 51 e outro para representar o número 17 )
Fonte:
Acervo da autora
Em
seguida, proponha mais operações, registrando-as no caderno:
a) 62 -
19
b) 53
- 28
c) 44
- 39
Outra
atividade, seria identificar os números no ábaco e depois resolver algumas
situações problemas. Observe:
Qual é o número representado
pelo ábaco: A: ____________ B: _____________ C: __________
Agora, utilizando o espaço
abaixo para realizar as operações, responda com muita atenção:
a) Some o número do ábaco A
com o número do ábaco C. O resultado será: _______
b) Subtraia o número do ábaco
A com o número do ábaco C. O resultado será: _____
c) Some o número do ábaco B
com o número do ábaco C. O resultado será: ______
d) Subtraia o número do ábaco
B com o número do ábaco C. O resultado será: ______
e) Some o número do ábaco B
com o resultado do item a. O resultado será: ______
f) Subtraia o número do ábaco
B com o resultado do item b. O resultado será: ______
O jogo do “nunca 10”
1 ábaco de pinos
com peças de quatro cores (10 de cada cor) por grupo.
2 dados por
grupo.
Regras:
1 – Cada jogador
lança os dois dados e soma os pontos obtidos (cada ponto no dado vale uma
unidade). Em seguida, pega a quantidade de peças correspondentes a esse valor
na cor da ordem das unidades. Quando se acumularem 10 peças no pino da unidade
(U), o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 peça na cor da dezena, que será
colocada no pino seguinte (D), se a soma dos pontos nos dados passar de 10, as
peças restantes continuarão em U. Em seguida, passa o ábaco para outro jogador,
que prosseguirá com o mesmo processo.
2 – Quando um
jogador completar 10 peças no pino das dezenas (D) deverá trocá-las por uma
peça da cor das centenas e colocá-la em C.
3 – Quando o
jogador completar 10 peças no pino das centenas C, deverá trocá-las por uma
peça da cor da milhar e colocá-la em UM. O jogo termina quando um jogador
ocupar primeiro o pino da unidade de milhar UM.
As figuras
representam três momentos do jogo da turma da classe. O jogo se estendeu até a
4ª ordem, ou seja, até o 4º pino do ábaco. Analise esses momentos e respondam
às perguntas.
a)
Qual é o maior número de peças que cada jogador pode
colocar em cada pino de ábaco? Por que?
b)
Quantas peças verdes foram necessárias para chegar ao
registro do 2º momento?
c)
Quantas peças verdes foram necessárias para chegar ao
registro do 3º momento?
Você pode
observar os pontos do 1º momento de duas maneiras diferentes:
208 = 2 x 10 x 10 + 0 x 10 + 8 x
1
200 +
0 + 8
= 208
a) Represente os
outros momentos do jogo da mesma forma:
2º momento
3º momento
b) Em seu caderno, faça o mesmo com os numerais:
- 2 396
- 5 035
- 3 240
- 4 900
Bibliografia:
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