sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.


A criança chega na sala de aula já com uma vivencia sobre números, no seu cotidiano ela está em constante contato com números, quantidades, classificação e seriação, algumas crianças já sabem contar e até escrever os números, mas ainda não conseguem entender o significado de tudo aquilo, porque elas fazem mecanicamente e não tem a compreensão.
A matemática deve ser resolução de problemas e o professor deve estimular o raciocínio das crianças, deve deixar as crianças discutirem entre si e com ele sobre como deve ser resolvido o problema, o professor deve fazer perguntas que estimulem o raciocínio e a curiosidade dos alunos e nunca dar a resposta pronta.
Apesar desta convivência com os números cada criança tem o seu jeito de compreender a matemática, e como nem todas tem esta oportunidade, o professor pode trabalhar com materiais concretos, porque no início dos primeiros anos os alunos apresentam dificuldade em trabalhar o abstrato e os materiais que podem ser utilizados seriam o ábaco e o material dourado. O ideal é que o professor deixe os alunos manusearem e brincarem com este material, antes de explicar como utilizar estes materiais, eles são úteis desde que bem explicado pelo professor.
Números não são explicados, o aluno vai entendendo o seu significado, por isso é importante que antes de ensinar escrever e contar os números, o professor deve criar situações onde o aluno tenha experiência com quantidades, passando a pensar na situação e comece a ter a ideia de números, para isso o professor pode utilizar materiais simples até mesmo o que ele possui dentro da sala de aula.
Outras formas que o professor pode fazer é, levar objetos para a sala de aula e pedir para os alunos desenharem o objeto com quantidades em ordem diferentes, pode também colocar os alunos do menor para o maior em uma fila, trabalhar agrupando e trocando objetos para que os alunos tenham noção de numeração.
Para se trabalhar na construção do número é importante que o professor recite os números, para desenvolver a curiosidade dos alunos para a escrita, trabalhe com fita, cartazes ou tabelas para que os alunos possam pesquisar qual número vem antes e qual número vem depois de algum número proposto pelo professor, depois trabalhar com números isolados para que os alunos consigam identificar os números fora da tabela, fazer ditados, propor jogos onde os alunos tenham de contar os números de trás para frente, brincadeiras e envolver os números em canções para que se torne divertido, agradável e significativo para os alunos, para que eles tenham prazer em aprender a matemática.
Podemos trabalhar com os alunos os cálculos mentais, sem a necessidade de se colocar no papel, assim a criança desenvolver o raciocínio e a partir daí se sentem mais segura para resolução de problemas. 
Não podemos esquecer que a criança aprende a partir de oportunidades, então temos a responsabilidade de criar estas oportunidades, lembrando que cada criança tem de ser respeitada na sua individualidade e cada criança tem sua singularidade na hora de aprender.


Bibliografia:

Ramos, Luzia Faraco, Conversas sobre números, ações e operações, editora Ática, 2012, 1ª edição, São Paulo.

https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cS-tCkTnVJMEdoUDIteWM
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cS-tCkVmZ6ZjF6YmJqWXM
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cS-tCkZUYyLU1qbVdMUm8
https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk

Nenhum comentário:

Postar um comentário