A criança chega na sala de aula já com uma vivencia sobre números, no seu
cotidiano ela está em constante contato com números, quantidades, classificação
e seriação, algumas crianças já sabem contar e até escrever os números, mas
ainda não conseguem entender o significado de tudo aquilo, porque elas fazem
mecanicamente e não tem a compreensão.
A matemática deve ser resolução de problemas e o professor deve estimular
o raciocínio das crianças, deve deixar as crianças discutirem entre si e com
ele sobre como deve ser resolvido o problema, o professor deve fazer perguntas
que estimulem o raciocínio e a curiosidade dos alunos e nunca dar a resposta
pronta.
Apesar desta convivência com os números cada criança tem o seu jeito de
compreender a matemática, e como nem todas tem esta oportunidade, o professor
pode trabalhar com materiais concretos, porque no início dos primeiros anos os
alunos apresentam dificuldade em trabalhar o abstrato e os materiais que podem
ser utilizados seriam o ábaco e o material dourado. O ideal é que o professor
deixe os alunos manusearem e brincarem com este material, antes de explicar
como utilizar estes materiais, eles são úteis desde que bem explicado pelo
professor.
Números não são explicados, o aluno vai entendendo o seu significado, por
isso é importante que antes de ensinar escrever e contar os números, o
professor deve criar situações onde o aluno tenha experiência com quantidades,
passando a pensar na situação e comece a ter a ideia de números, para isso o
professor pode utilizar materiais simples até mesmo o que ele possui dentro da
sala de aula.
Outras formas que o professor pode fazer é, levar objetos para a sala de
aula e pedir para os alunos desenharem o objeto com quantidades em ordem
diferentes, pode também colocar os alunos do menor para o maior em uma fila,
trabalhar agrupando e trocando objetos para que os alunos tenham noção de
numeração.
Para se trabalhar na construção do número é importante que o professor
recite os números, para desenvolver a curiosidade dos alunos para a escrita,
trabalhe com fita, cartazes ou tabelas para que os alunos possam pesquisar qual
número vem antes e qual número vem depois de algum número proposto pelo
professor, depois trabalhar com números isolados para que os alunos consigam
identificar os números fora da tabela, fazer ditados, propor jogos onde os
alunos tenham de contar os números de trás para frente, brincadeiras e envolver
os números em canções para que se torne divertido, agradável e significativo
para os alunos, para que eles tenham prazer em aprender a matemática.
Podemos trabalhar com os alunos os cálculos mentais, sem a necessidade de
se colocar no papel, assim a criança desenvolver o raciocínio e a partir daí se
sentem mais segura para resolução de problemas.
Não podemos esquecer que a criança aprende a partir de oportunidades,
então temos a responsabilidade de criar estas oportunidades, lembrando que cada
criança tem de ser respeitada na sua individualidade e cada criança tem sua
singularidade na hora de aprender.
Bibliografia:
Ramos, Luzia
Faraco, Conversas sobre números, ações e operações, editora Ática, 2012, 1ª
edição, São Paulo.
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cS-tCkTnVJMEdoUDIteWM
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cS-tCkVmZ6ZjF6YmJqWXM
https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B-OvG8cS-tCkZUYyLU1qbVdMUm8
https://docs.google.com/file/d/0B93zw6VVMRjMbjJZbk44c0wybVk
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